Varios

Motores Trifásicos


MOTOR WEGCAUSAS DE QUEIMA DE MOTORES ELÉTRICOS
O tempo de vida operacional do enrolamento de um motor elétrico trifásico depende de vários fatores, como: especificação correta (tensão, frequência, número de pólos, grau de proteção, etc.), instalação e operação correta, etc. Caso ocorra a queima de um motor elétrico, a primeira providência a se tomar é identificar a causa (ou possíveis causas) da queima, mediante a análise do enrolamento danificado. É fundamental que a causa seja identificada e eliminada, para evitar eventuais novas queimas do motor. Identificada a causa mais provável, o usuário deverá eliminá-la e/ ou melhorar o sistema de proteção do motor. Para auxiliar na análise, temos nessa página as fotos que apresentam as características de alguns tipos de queimas de enrolamentos e suas possíveis causas.

falta de fase ligação estrelaFALTA DE FASE
As causas possíveis são: Queima de um fusível; Rompimento de um cabo alimentador; Queima de uma fase do transformador de alimentação; Mau contato nos terminais de uma fase do transformador; Mau contato em conexões; Mau contato em chave, contator ou disjuntor.

sobreaquecimento
SOBREAQUECIMENTO
As causas possíveis são; Excesso de carga na ponta do eixo (permanente ou eventual/periódico); Sobretensão ou subtensão na rede de alimentação (permanente ou eventual/periódico); Cabos de alimentação muito longos e/ ou muito finos; Excessivo número de partidas em tempo curto; Conexão incorreta dos cabos de ligação do motor; Ventilação deficiente (tampa defletora danificada ou obstruída, sujeira sobre a carcaça, temperatura ambiente elevada, etc.).

rotor travado
ROTOR TRAVADO

Causas possíveis: Travamento do eixo da carga; Excessiva dificuldade na partida do motor, devido a elevada queda de tensão, inércia e torque de carga muito elevados.









pico de tensãoPICO DE TENSÃO
As possíveis causas são: Oscilação violenta na tensão devido a, por exemplo descargas atmosféricas; Surto de manobras de banco de capacitores; Motor acionado por inversor de frequência com alguns parâmetros incorretos (amplitude do pulso de tensão, rise time, dV/dt, distância entre pulsos, frequência de chaveamento).

curto dentro da ranhuraCURTO NA SAÍDA DA RANHURA OU NO INTERIOR DA RANHURA

As possíveis causas são; Falha do esmalte de isolação do fio; Falha do verniz de empreguinação; Falha do material isolante; Contaminação interna do motor; Rápidas oscilações na tensão de alimentação; Degradação do material isolante por ressecamento devido o motor operar com alta temperatura.








curto na conexãoCURTO NA CONEXÃO

As causas possíveis são: Contaminação interna do motor; Falha do material isolante;
Superaquecimento da conexão devido mau contato.









curto entre fases
CURTO ENTRE FASES

As causa possíveis são; Contaminação interna do motor; Degradação do material isolante por ressecamento, ocasionada por excesso de temperatura; Falha do material isolante.









curto de espirasCURTO CIRCUITO ENTRE ESPIRAS DO MOTOR ELÉTRICO TRIFÁSICO


As Possíveis Causas são: Contaminação interna do motor; Falha do esmalte de isolação do fio; Falha do verniz de impregnação; Rápidas oscilações na tensão de alimentação.

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